SOBRE NÓS

A FEM é uma empresa especializada no fabrico e aplicação de explosivos com fins comerciais. O grande foco da nossa empresa é a satisfação dos nossos clientes, aplicando para este fim os processos de fabrico mais avançados e uma aposta na formação dos nossos colaboradores. O controlo da Qualidade é feito em todas as etapas da nossa cadeia de processos, de modo a garantir a vossa satisfação. A FEM tem a sua sede na Província de Maputo, e conta com delegações nas províncias de Tete, Sofala e Nampula. A FEM encontra-se também nos seguintes países: Zâmbia, República Democrática do Congo, Malawi e Angola.

HISTÓRIA

A Fábrica de Explosivos Moçambique, Lda. É uma empresa de direito moçambicano, fundada em 1955. Desde a sua criação, foi sempre a principal responsável pelo fabrico e aplicação de explosivos no mercado moçambicano de explosivos. Encontra-se desde a viragem do Milénio sob controlo de uma nova administração, que impulsionou a empresa, tornando-a uma referência a nível da África Austral. Recentemente projectou-se para mercados internacionais, com subsidiárias na Zâmbia, República Democrática do Congo, Angola e acordos comerciais no Malawi.

MISSÃO

Ser líder de mercado moçambicano de produção e aplicação de explosivos com fins comerciais.

  • Ambiente

    O respeito pela vida, pelo meio ambiente e a necessidade de preservar o equilíbrio natural do planeta, são valores incontornáveis para a Fábrica de Explosivos de Moçambique. Deste modo, os nossos processos de fabrico, foram concebidos de forma a optimizar os recursos, procurando evitar a utilização desnecessária dos mesmos e reduzir o despredício de matérias-primas.

    A racionalização do consumo de energia, a preservação de recursos como a água, o ar e o respeito pelas comunidades locais, são os nossos pontos de análise e reflexão diária. Relativamente aos resíduos produzidos e ao destino dos mesmos, a nossa preocupação é constante, sendo assim, com bases ambientais sólidas, implementamos a política de sustentabilidade dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

  • Qualidade

    A Fábrica de Explosivos Moçambique está consciente da necessidade de orientar os seus recursos humanos, com objectivo de alcançar uma melhor produtividade. É nesse sentido, que temos apostado na mudança e na evolução, privilegiando a reciclagem sobre novas técnicas, métodos e práticas, desde sempre, medidas integradas na nossa política de desenvolvimento.

    A Formação, é ministrada a todos os profissionais ou organizações que directa ou indirectamente lidam com matéria explosiva, desta forma, procuramos garantir melhor segurança e maior produtividade nos nossos processos. Temos como objectivo prioritário o progresso permanente e a satisfação dos nossos clientes. Para isso, apoiamo-nos numa organização eficiente com processos rigorosos de controlo de qualidade, efectuados por técnicos devidamente habilitados e credenciados.

  • Segurança

    Conscientes de que o fabrico de explosivos, é uma actividade que exige elevados padrões de controlo, orientamos a nossa estratégia, para a progressiva melhoria dos nossos processos e para a definição de competências dos nossos colaboradores, apostando constantemente na sua formação e qualificação.
    Rentabilizar os recursos com base na tecnologia mais actualizada e previligiar sempre a operação em condições de segurança, é um ponto fulcral ao longo de todo o processo produtivo. Tendo em vista cumprir esse objectivo, as nossas linhas de fabrico têm sofrido consideráveis actualizações, a nível de segurança de operação, de equipamentos electrotécnicos, de equipamentos mecânicos e da protecção contra incêndios. Ao longo dos tempos, empresas líderes de mercado nas diversas areas, encontraram nos nossos produtos a confiança necessária para realizar os trabalhos de alto risco. Cumprimos amplamente com todos os requisitos de segurança estabelecidos para o manuseamento de explosivos e contando com uma vasta frota de veículos preparada para esta actividade.

Objetivos

  • Reciclagem tecnológica;
  • Diversificar ofertas;
  • Aumento da capacidade de produção;
  • Privilegiar a mão-de-obra qualificada;
  • Melhor gama de produtos

Valores

  • Segurança;
  • Integridade;
  • Honestidade;
  • Proactividade;
  • Capacitação;
  • Inovação;
  • Promoção de capacitação e know-how.